quarta-feira, 13 de junho de 2012

Pergunta do Leitor

Oi gente...
Esse post vai em resposta ao comentário que a Lucina Campos do blog Coisas de Lu mas que é a dúvida de muita gente...

"...Tenho um guarda roupa branco, que com o tempo ficou amarelado. quero pintar de branco, me de uma explicação??? Qual tinta vc usa? vc enverniza??? eu pintava com tinta a base de agua, e depois envernizava, mas não gostava do resultado... Me de uma dica por favor... Obrigada pela atenção.. Luciana Campos "

Lu, quando comecei com essa história de reformar coisas, na loja que eu compro a tinta me falaram que eu não deveria usar tinta a base de água para pintar madeira (não lembro do que ele me respondeu quando pedi porque), só que não era o mais indicado. Então eu sempre usei Esmalte Sintético com diluição em Aguaras. Prefiro trabalhar com o Acetinado, apesar de ele ser mais chatinho pois tem que ter a pistola bem regulada para não ficar manchas de excesso de tinta.
No seu caso que já tem uma base branca eu recomendaria somente lixar e daí partir para a pintura sem a necessidade de usar fundo preparador.
O fundo preparador é maravilhoso, eu recomendo usar sobre superfícies cruas e com fundo escuro. Também tem que lixar antes de começar a pintar.

O ruim de trabalhar com o Esmalte sintético é a espera entre demãos... Aqui na minha região a umidade do ar é  muito alta e tudo demora muito para secar...
Então eu descobri as tintas automotivas Dupont Laca Nitro, Uau... elas secam em 15 minutos... é uma maravilha, só que o ponto negativo delas é que são muito caras. (1kg de Laca nitro sai o preço de 3,8kg de Esmalte Sintético)
Lembrando que eu sempre pinto com pistola.
Já trabalhei com o Esmalte sintético com rolo de espuma, mas dá muito trabalho...

Para lixar eu uso a Treme Treme com lixa 120 para ficar bem lisinho. Lixar com máquina já é cansativo, na mão... nem fale.

Descobri recentemente também que você pode levar suas peças para lixar nesses lugares que fazem jateamento com areia. Só é preciso tomar cuidado pois a madeira fica machucada dependendo do tipo de madeira e da espessura da tinta velha. Recomendo você levar um pedaço de madeira para fazer testes antes de aplicar na sua peça.

Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida é só deixar um comentário que eu respondo...
Beijo e bom fim de tarde a todos...



Um comentário:

  1. Adorei a explicação! Tenho a moldura de um espelho em MDF que eu pintei de branco sem lixar, ficou horrivel, depois pra piorar colei papel de presente, ficou horrivel de novo. Tirei o papel, lixei, mas não saiu tudo, agora está uma grande porcaria. rsrs Vou tentar colar pedras pra disfarçar o horror. Se der certo posto lá no blog.
    Bjinhos!
    www.quadrosvintage.blogspot.com

    ResponderExcluir

E aí? Me conta o que você achou...